HUMANISMO: DEFINIÇÕES

Uma palavra de explicação sobre o termo humanismo. Ele pode ser usado de três maneiras diferentes.

(I) Em seu sentido mais lato, como herança da Grécia e Roma antigas, significa a importância e valor do Homem, especialmente em oposição à Natureza. Neste sentido, ele não apenas é compatível com o teísmo bíblico tradicional, como é um ingrediente dele.

(2) Em seu sentido mais restrito, como produto do secularismo e ateísmo modernos, especialmente desde a Revolução Francesa, ele significa o Homem tomando o lugar de Deus. Neste sentido, ele não apenas é incompatível com o teísmo como também passa a ser seu maior inimigo.

(3) Entretanto, esse termo também é usado com freqüência em um terceiro sentido, situado entre os dois primeiros, e que é também distintamente moderno: dá mais ênfase ao Homem do que a Deus; á atividade social “horizontal” mais do que à experiência religiosa vertical; e à religião sem revelação, sem o sobrenatural, dogma, milagres, mistério ou autoridade. É neste último sentido que o usamos aqui.

Postado pelo Blog Sérgio Luís NH no dia 28/05/2010.

COMPLEMENTO

MAÇOM É DEÍSTA E NÃO TEÍSTA

O Maçom afirma que Deus é o arquiteto do universo. Maçonaria começou com movimento de pessoas que trabalhavam com construção (com massa), pedreiros, construtores e também influenciado pelos templários. Eles são deístas e não Teístas. Como deístas eles crêm que Deus fez o mundo e entregou ao homem e não intervêm mais. Comparam-no ao construtor de um relógio que o faz, dá corda e deixa-o funcionando sozinho. Por isso o termo arquiteto que entrega o projeto e depois não age mais. Já o Teísmo defende que Deus é pessoal e que continua intervindo no mundo e na vida do ser humano. FONTE: CAIO FÁBIO

Anúncios

Sobre unidadenoespirito

homem de 46 a 55 anos região sul Brasil
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s