LIVRO: ‘O DIÁLOGO’ E SEU AUTOR

Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley
No dia 22 de novembro de 1963, três grandes homens morreram com intervalo de poucas horas um do outro: C. S. Lewis, John F. Kennedy e Aldous Huxley.

Todos eles criam, de diferentes maneiras, que a morte não representava o fim da vida humana. Suponha que tivessem razão e suponha que se tivessem encontrado após a morte. Como teria sido a sua conversa? Esta teria feito parte do ‘Grande Debate’ que tem ocorrido por milênios, pelo fato de representarem estes três homens as três filosofias de vida mais importantes de nossa história humana: o antigo teísmo ocidental (Lewis), o moderno humanismo ocidental (Kennedy) e o antigo panteísmo oriental (Huxley). Os eventos de 22 de novembro de 1963 quase parecem ter sido providencialmente arranjados para estabelecer a situação que imaginei neste diálogo: um microcosmo da história intelectual tripartida da humanidade bem como do corrente debate tripartido entre os teólogos cristãos. O triálogo centraliza-se no Centro, a dobradiça de nossa história: seu problema principal é a identidade de Jesus.

PETER KREEFT, doutor em filosofia, escreveu o livro “O Diálogo – um debate além da morte”.  Neste livro ele simula um diálogo entre estes três homens na ante-sala da eternidade. Na verdade não são apenas três pessoas e suas opiniões, mesmo que três grandes homens, mas o “Grande debate” que tem ocorrido por milênios. O autor explica diferentes formas de humanismo. Também comenta que o fato de  “Lewis ser protestante e Kennedy ser católico é irrelevante”. Cristãos tradicionalistas e modernistas podem ser encontrados nas duas igrejas, e as diferenças existentes entre eles é muito mais importante do que a diferença entre o protestantismo e o catolicismo. Já o terceiro homem (Huxley) expressou suas crenças religiosas em “A filosofia perene”.

OBS.: O AUTOR DO LIVRO COLOCA OS ARGUMENTOS DE ACORDO COM AS CRENÇAS DESTES TRÊS HOMENS. NÃO SÃO ELES FALANDO, MAS O AUTOR BASEANDO-SE EM SUAS FILOSOFIAS DE VIDA. ELE BASEIA-SE NA VIDA E OBRA DE CADA UM, PRINCIPALMENTE NO CASO DE LEWIS E HUXLEY QUE DEIXARAM SEUS LIVROS.

Anúncios

Sobre unidadenoespirito

homem de 46 a 55 anos região sul Brasil
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s